5 detalhes imprescindíveis para criar ambientes aconchegantes

Embora a primavera está ao virar da esquina, parece que o que chegou por fim o inverno: neve, baixas temperaturas, chuva… Em situações assim a necessidade de chegar a casa e encontrar-se com um ambiente caloroso e acolhedor, se converte em algo de primeira necessidade. Mas talvez a sua casa tem um look mais minimalista ou sóbrio e não sabe como começar esse toque acolhedor tão invernal e distintivo que se vê nas revistas. Na realidade, a chave está em muito poucos itens selecionados com propósito. Hoje agora revelado quais são esses 5 detalhes essenciais que você precisa saber para criar ambientes acolhedores e não morrer na tentativa.
1. Ambientes acolhedores: almofadas
Um dos detalhes que com mais eficácia, que torna acolhedor, um ambiente que não era são as almofadas. E é que não há nada mais caloroso e cativante que a possibilidade de se enrolar em um sofá ou em uma cama e cercar-se de almofadas macias e agradáveis ao toque. Escolha materiais naturais e de textura suave para as luvas, como um fio, linho ou seda, e aposta por tecidos raw como o tecido de saco, para almofadas mais decorativos.

2. Ambientes acolhedores: tapetes
O segundo segredo na hora de criar um ambiente acolhedor é cobrir o chão com um tapete quente (e a poder ser algo fofo) que permita tirar os sapatos e tocar o chão com os pés sem sentir frio, nem a dureza do chão. Poder andar sobre um tapete é uma meia vida no inverno, se esse tapete está na sala de sua casa ou no seu quarto, você não vai querer mais do que pisá-la e fazer a sua vida sobre ele toda vez que você voltar.

3. Ambientes acolhedores: tapetes e têxteis
Se fora faz frio, nada melhor para aquecer do que uma deliciosa cobertor, têxtil ou musselina que nos abrigue as mãos e os pés. No inverno, o melhor é apostar em tecidos de malha grossa, crochê ou trapilho elaborados com materiais que abriguen. E não descarte os têxteis como limpeza de estrangeiros: não há nada mais acolhedor do que desfrutar de um chá quente sob uma manta no jardim com a melhor companhia.

4. Ambientes acolhedores: detalhe rústico
Em toda a decoração não pode faltar, pelo menos, um detalhe rústico, esse item da decoração que nos transporta de imediato para uma cabana na neve ou a uma casinha em um vale florido campestre. Seja um monte de lenha estrategicamente localizado, uma lareira, um conjunto de cestas de vime, uma damajuana antiga, um ramo de flores secas ou silvestres… Escolha o seu toque rústico, aplique-o e deixe-se surpreender ao ver como sua casa fica muito mais aconchegante com pouco esforço.

5. Ambientes acolhedores: peça vintage
E já para finalizar, a cereja que completa tudo: uma peça vintage de ar rústico que lhe dê a seu ambiente autenticidade, heritage e vivências. Escógela de preferência de madeira envelhecida ou de outro material natural capaz de acumular história. Não há falta que você compre uma peça enorme: um banco, uma cadeira ou um baú é mais do que suficiente, mas com um aparador ou uma mesa, o ambiente ficará mais completo –e também mais acolhedor.

Imagens|, Clicando em cada imagem, você pode acessar a sua fonte.
Foto de cabeçalho | Fotolia.
5 detalhes imprescindíveis para criar ambientes aconchegantes

Categories Uncategorized