Casa de estilo retro em Milão

O estilo e a decoração retrô é a paixão, e o modo de vida deste casal. Seu sucesso blog The Chic Fish tem em sua própria casa –um apartamento de final do século XIX, de 110 metros quadrados– o seu banco de provas. Anna e Giovanni gosta de um vintage muito particular que mistura o antigo com o industrial em perfeito equilíbrio. Como? Por exemplo –e apenas um–, fazendo conviver com as telhas de porcelana tradicional, com um teto de uma fábrica de automóveis Fiat.

Espaço criado por The Chic Fish – inspire-se com exemplos de projetos residenciais urbanos

De uma olhada
Quem vive aqui: Anna Carbone e Giovanni Gennari, com seu filho de 18 meses, Tito
Situação: Milão
Autor da reforma: The Chic Fish
Área: 110 metros quadrados, com cozinha, sala de estar, um estúdio, dois quartos, um closet e dois banheiros
Anna e Marco são dois profissionais do mundo do design e da comunicação que vivem voltados para uma paixão comum: Colecionar objetos antigos em sua maioria anônimos.
Desde The Chic Fish, o blog, que começou em 2011, oferecem um serviço de aconselhamento relativamente a aspectos relacionados com a restauração de móveis e a decoração vintage. De fato, a sua própria casa em Porta Gênova, Milão, itália, é a materialização desses princípios decorativos.
Aqui nós temos como este casal tem reinterpretado o estilo vintage, sob novos critérios de investigação e experimentação.
A história de Anna e Giovanni –que também é a de The Chic Fish–, começou por uma paixão compartilhada por visitar os mercados de antiguidades.
Os dois amigos começaram pesquisando em todos os sites e os circuitos dedicados a objetos antigos, primeiro em Milão, em seguida, ampliando seu caminho por toda a Itália. Um fim-de-semana após o outro, impulsionados por seu amor ao estilo clássico, os dois tornaram-se um casal –também na vida pessoal– com a aspiração de desenvolver um projeto comum.
Na hora de viver juntos, eles escolheram um apartamento no bairro milanês de Porta Genova. Especificamente, em um edifício de finais do século XIX.
Optou por uma casa antiga por dois motivos: para abrigar suas coleções de objetos retrô, mas também para experimentar novas ideias e aplicações decorativas.

Espaço criado por The Chic Fish – Ver mais exemplos de projetos residenciais urbanos

Começar a reforma foi como descobrir a caixa de Pandora: O chão estava coberto com um laminado feio. Anna e Giovanni não podiam nem sequer elucubrar sobre que tipo de pavimento original se encontrariam.
Quanto às paredes, eliminando as camadas velhas de gesso ficou uma textura interessante que decidiram deixar à vista.
Paralelamente ao trabalho de restauração da casa –que, infelizmente, não pôs a descoberto nenhum pavimento original–, começaram uma investigação profunda sobre materiais de pavimentos antigos.
Com suas listas de fornecedores, Anna e Giovanni conseguiram fazer uma variedade de azulejo de porcelana tradicional Clementine, com um aspecto incolor autêntico.
Para o chão de parquet, recicl e instalaram alguns painéis de andaimes: Material de pouca qualidade, mas com a história.

Espaço criado por The Chic Fish – inspire-se com fotos de escritórios urbanos

O estudo foi a primeira noite que foi renovado por completo. Originalmente este espaço –que pode ser acessado a partir da porta principal– era o banheiro mais grande do apartamento. Anna e Giovanni planejamento nesta área para aproveitar ao máximo a luz natural: Substituindo o muro que separava o antigo banheiro do corredor por um de vidro, melhora a distribuição do apartamento.
Aqui, entre as peças de porcelana reciclada de Clementine e a decoração do papel de parede com motivo de abelhas, nascem as ideias que vemos em seu blog.

Espaço criado por The Chic Fish – Mais projetos de salões urbanos
Na área dedicada para a sala de estar, uma janela, industrial separa a sala de estar da cozinha: Uma peça imponente proveniente de Lingotto, em Turim, a fábrica de produção de carros da Fiat. Os donos ficaram gostar dela e a boa notícia foi que as dimensões eram perfeitas: Tinha a mesma altura de sua sala de estar.
Tiveram sorte também com a cozinha, em que dois antigos bancos de carpinteiro tornaram-se os armários, neste caso, as dimensões de novo se encaixaram.

Espaço criado por The Chic Fish – Mais ideias para projetos residenciais urbanos
Dois decoradoras ajudaram a Anna e a Giovanni com o quarto principal. Desenvolvido através de um software digital, o padrão decorativo, foi transferido para uma sobe para marcar as paredes. O efeito é como o de papel velho e, embora as paredes apenas se alteraram de forma sutil, a aparência geral é completamente diferente a como estavam antes.
Deste modo, o quarto principal adquire uma nova dimensão, clássico e original. As lâmpadas de parede –de bronze, com lágrimas de vidro–, e a cama de ferro forjado, acabam de terminar o –refinado– ambiente.
Cabos de alimentação revestidos e interruptores de segurança de porcelana, deixando a instalação eléctrica para a vista, como nas casas antigas.

Espaço criado por The Chic Fish – Descubra ideias de decoração para casas de banho modernas,

O segundo quarto, sala de jogos do pequeno Tito de 18 meses, é um espaço pavimentado com azulejos de porcelana de Clementine. A cadeira estofada escandinava, o berço de ferro forjado e a velha lousa são parte da cuidada coleção de móveis dos donos.

Espaço criado por The Chic Fish – Descubra ideias de decoração para casas de banho industriais

Peças sanitárias de estilo inglês e uma banheira isenta com perna-de-garra de leão, protagonizam a casa de banho principal. Olho para o chão de madeira combinado com o toque de azul ultramarino da parede.

Espaço criado por The Chic Fish – Encontre inspiração para projetos residenciais industriais

A casa de banho integrada no quarto oferece o contraste mais extremo de toda a casa.
Contra o calor das outras salas, suas paredes de cimento raspagem e deixado à vista, junto à canalização com tubos de cobre visíveis e uma torneira vermelha, têm uma conotação industrial marcada e são deliberadamente espartanos. De fato, dá menos a impressão de um banho e mais a de uma garagem em desuso.
Casa de estilo retro em Milão