Como escolher uma cor de sofá

Se você está começando um projeto de decoração a partir do zero, um sofá pode ser escolhido primeiro para que você possa decorar em torno dele. Um sofá  serve como inspiração para um quarto, seja pelo estofado em um tecido de luxo vibrante, ou coberto em uma impressão colorida. É um ponto focal da sala.

Se você estiver adicionando um sofá a uma sala já decorada ou se preferir que o sofá desempenhe um papel de apoio, a escolha da cor se torna importante. Escolher um novo sofá para uma paleta de cores existente significa que você terá que decidir se o sofá será neutro ou se terá um papel de destaque.

Há designers que preferem um sofá que combine com a cor da parede para unificar a sala e fazê-la parecer maior . Esta é uma ideia criativa para um esquema de cores harmonioso. Se você está comprando um sofá para combinar com a cor da sua parede, mudar a cor da parede no futuro pode ser complicado. 

A abordagem mais comum é escolher um sofá que complemente a outra decoração e não seja o centro das atenções nem camuflado na cor da parede. É por isso que as cores neutras do sofá são as mais populares para a maioria das casas. 

Depois de decidir se o sofá terá um tom forte ou neutro,será necessário decidir se o sofá será claro ou escuro. Sua cor de piso tem um grande efeito na escolha da cor certa do sofá. Se você está considerando um sofá em potencial, ele estará em um piso de madeira escura ou carpete, ou ele se misturará? 

Se você está colocando um sofá escuro em um chão escuro, ele parecerá desaparecer na sala. Se você quiser usar um sofá escuro em um piso escuro, tente torná-lo mais visível. Um sofá escuro com metal ou pernas de madeira clara pode criar espaço visual entre o sofá e o chão. 

O uso de um tapete mais leve sob a frente do sofá pode separar as cores escuras e fazer a cor do sofá estourar. Uma mesa de café de madeira ou metal leve também pode ajudar a definir o sofá do chão. 

Um sofá de cor clara tem diferentes desafios de um escuro. O maior desafio de um sofá de luz é coloração e desgaste. Antes de escolher um sofá branco ou leve, considere como a sala está sendo usada agora, e não como você espera que ela seja usada. 

Assim, fica mais fácil na hora de escolher o melhor modelo de sofá para o ambiente que está sendo decorado.