Como estudar para concurso de pedagogia?

faculdade-de-pedagogia-ead

Após concluir a faculdade de pedagogia ead ou até mesmo a presencial, você pensa em conquistar uma vaga no funcionalismo público, usufruindo de benefícios como estabilidade e remuneração adequada? Se sim, este, definitivamente, é um bom plano para sua carreira profissional.

Mas, se você ainda não tem familiaridade com o mercado de concursos públicos, como saber por onde começar?

No texto de hoje, voltado para os pedagogos que desejam prestar concurso público, vamos esclarecer diversos pontos para que você se sinta preparado e possa sair em busca da melhor oportunidade.

Em primeiro lugar, e antes de mais nada, é preciso definir um órgão e cargo de interesse, já que milhares de vagas são ofertadas por meio de concursos em diversas cidades do Brasil.

Para encontrar a oportunidade dos seus sonhos, a grande dica é ficar de olho nas publicações de editais realizadas pelas Secretarias Municiais e Estaduais de Educação.

Uma vez que você esteja de posse do edital, basta apenas seguir as suas orientações, efetuar a sua inscrição, e começar seus estudos, baseando-se, de forma óbvia, nos conteúdos programáticos da publicação.

Disciplinas mais cobradas

Geralmente, os concursos públicos voltados para o nível Superior costumam cobrar uma lista de disciplinas específicas, que estejam de acordo com a área de atuação do candidato.

No caso de Pedagogia, a lista de disciplinas que mais costumam ser cobradas nas provas é composta por conteúdos de Legislação da Educação, Didática, Aspectos Éticos, Filosóficos e Sociológicos da Educação, Língua Portuguesa, Psicologia da Educação, Gestão e Educação, Matemática e Raciocínio Lógico, Educação Inclusiva, Avaliação de Aprendizagem, Legislação e Informática e Estatuto da Criança e do Adolescente.

E além da prova objetiva, a que são submetidos todos os candidatos, diversas seleções costumam ainda avaliar os participantes por meio de uma prova didática, em que o pedagogo precisar simular uma situação de aula para uma banca de professores.

Como estudar

Diante de tantos assuntos e de um tempo limitado para preparação, você pode se questionar se dará conta de tudo até a data da prova.

Neste sentido, para que você se sinta mais preparado e seguro para encarar a avaliação, o ideal é contar com a ajuda de um curso para concurso.

Com apoio especializado, você terá ao alcance das mãos todos os conteúdos necessários, além do direcionamento sobre a ordem em que devem ser estudados.

Para complementar a sua preparação, você ainda pode consultar as provas aplicadas em concursos anteriores e testar seus conhecimentos durante a sua resolução.

Outro ponto bastante importante neste aspecto é conhecer, de forma antecipada, a banca responsável pela aplicação das provas referentes a sua seleção.

Após estes passos, caberá a você somente ser responsável pela organização do seu cronograma e dedicar um tempo suficiente em sua rotina para os estudos.

Por fim, lembramos que mesmo durante o período exaustivo de preparação você não deve esquecer os momentos de lazer. Aliado a isso, deve manter uma rotina saudável que inclua alimentação balanceada e exercícios físicos.