Como funciona o Clareamento Dental?

clareamento dental

O clareamento dental é um dos segredos para conquistar um sorriso perfeito. Quem deseja investir nesse tratamento odontológico costuma ter uma dúvida, a de como funciona o clareamento. Saiba, aqui, como ele é feito!

 

Entendendo o clareamento dental

O clareamento consiste em uma reação de oxidação dos pigmentos dos dentes. O procedimento é feito com um gel que contém H2O2, responsável por liberar o oxigênio da estrutura do dente.

Então, inicia-se a oxidação dos pigmentos amarelos e escuros, o que acaba tornando, aos poucos, os dentes mais claros. Além disso, o procedimento possibilita um maior reflexo de luz na superfície dos dentes, ressaltando seu branco.

 

Tipos de clareamento dental

Há vários tipos de clareamento dental e cabe ao dentista analisar o caso do paciente e indicar aquele que melhor atende suas necessidades. De modo geral, os tipos mais adotados são:

 

  • Clareamento caseiro

Versão feita com moldeira de silicone e gel clareador de peróxido de hidrogênio ou carbamida em baixa concentração. É só aplicar o produto na moldeira e colocá-la nos dentes pelo tempo recomendado pelo dentista.

 

  • Clareamento em consultório

O dentista aplica o mesmo gel clareador na superfície dos dentes do paciente, mas o produto tem uma concentração maior de ativo, o que ajuda a atingir mais rápido o resultado desejado.

 

  • Clareamento a laser

Tipo semelhante ao clareamento em consultório, mas com uma diferença: há o uso de laser, que tem como finalidade acelerar o clareamento, potencializar os resultados e reduzir a sensação de sensibilidade.

 

Clareamento caseiro ou no consultório?

Uma dúvida comum é se vale a pena fazer o clareamento caseiro ou no consultório. Ambos são tratamentos de odontologia estética altamente eficazes, desde que indicados e acompanhados por um dentista.

A escolha do tratamento odontológico clareador perfeito dependerá de seu desejo em ver resultados. Se não tiver pressa, o caseiro é uma boa opção. Caso queira ter resultados rapidamente, o feito em consultório vale mais a pena.