Cortinas de crochê é coisa do passado?

cortinas-de-crochê

O crochê é um trabalho manual adorado por muitas mulheres. São várias técnicas que podem ser aplicadas em muitas peças, além do tradicional tapete. Uma delas é a cortina de crochê.

Tem quem acredite que a cortina de crochê é coisa antiga. Mas na realidade, é um clássico! Fica bom em muitos modelos de janela diferente e, são um charme na sua cozinha!

Quer saber mais sobre essa peça maravilhosa e como usá-la em sua cozinha? Continue com a leitura!

Modelos de cortina de crochê para cozinha

Crochê é uma técnica que utiliza, na maior parte das vezes, barbante para ser feito. A largura do fio é bastante variável e isso é um dos pontos que irá garantir a leveza ou não da sua cortina.

Os modelos de cortina de crochê pode servir para os mais diferentes tipos de cozinhas e decorações. Elas podem completar uma decoração mais rústica, deixar o ambiente clean, moderno ou até com um ar de casa de campo.

Existem trabalhos simplesmente maravilhosos! São de encher os olhos e aquecer o coração! Afinal, o resultado é uma cozinha totalmente aconchegante. Se você está em busca pelo modelo de cortina para cozinha ideal, pode apostar em um dos modelos feitos de crochê.

Uma das coisas mais legais, é usar modelos e formatos diferentes de cortina de crochê na cozinha. Existem peças de cortina mais longas, que cobrem toda a janela. Mas, também tem algumas que preenchem as laterais e a parte superior, deixando o meio livre. Dessa forma, o ambiente fica totalmente personalizado. Ainda mais porque usará uma peça confeccionada a mão, feita sob medida para sua casinha.

Outro ponto interessante é que as cortinas para cozinha feitas de crochê, podem ter a cor neutra, tradicional da linha. Mas dá para usar e abusar da criatividade, usando outras cores. A cortina inteira pode ser colorida, ou pode ter apliques de outras cores, como flores feitas de crochê.

Para fixá-las, utiliza-se o varão. Então é bem simples e prático, tanto a sua colocação como a manutenção e limpeza da peça.

Cortinas de crochê para sala

Sim, as cortinas de crochê também podem ser usadas na sala de estar ou de jantar. Primeiramente, entenda que é uma peça artesanal, então não é a escolha mais adequada se você quer diminuir a luminosidade. Esse tipo de material é legal para quem quer transpassar leveza e luz a um ambiente.

Nas salas, o resultado é um cantinho mais aconchegante, com jeitinho de “colo de vó”. Para ficarem mais bonitas, prefira as cortinas com ponto mais aberto, com desenhos geométricos ou outros formatos. Outra dica é escolher cores neutras, pois assim fica bem mais leve e mais fácil combinar com os outros itens da sua sala.

Se sua sala já tem um aspecto mais neutro, você pode colocar uma corzinha em sua cortina, como um azul, lilás, amarelo ou outro tom que faça um link bacana com os outros móveis e objetos decorativos.

Crochê na cortina e em outros objetos para acompanhar

Se você realmente gosta desse tipo de trabalho, saiba que dá para caprichar na hora de decorar sua cozinha utilizando o crochê. Além da cortina para cozinha feita com esse ponto, pode-se usá-lo em outros objetos. O mais tradicional são os famosos tapetes de crochê e também as passadeiras para serem usadas nas mesas.

Outra possibilidade são as capas para eletrodomésticos feitas de crochê. No entanto, esse tipo de coisa está em desuso, já que a tendência é deixar a cozinha cada vez mais clean, escondendo todos os eletrodomésticos dentro dos armários.

Mas, além das cortinas, o crochê pode estar presente em acessórios úteis, como porta guardanapo de pano, puxa saco e até mesmo suporte para papel toalha. Outra peça maravilhosa que vai combinar perfeitamente com sua cozinha e ainda deixar as refeições mais aconchegantes, são os sousplats feitos de crochê. Eles podem ter aplicações de pedras, fitas e outros acessórios.

Portanto, as cortinas de crochê não são coisa do passado! Elas podem ser usadas sim nas cozinhas atuais, principalmente aquelas mais aconchegantes e com um visual mais clean. Complete a decoração com outros acessórios também feitos de crochê.