Diferença entre licenciatura e bacharelado

graduação ead pedagogia

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre cursos de licenciatura e bacharelado. Vale lembrar que essas nomenclaturas são validas tanto para graduação EAD quanto para a presencial. As duas habilitações possuem a mesma base, mas, a partir de determinado período ou semestre elas se diferem. De uma forma resumida, a licenciatura é ligada a estudantes que querem dar aula sobre determinada área. Já o bacharelado é focado no mercado de trabalho como um todo, sendo assim, os profissionais podem trabalhar em outras frentes, mas não podem exercer o trabalho de professor ou professora.

As licenciaturas mais comuns e mais procuradas em faculdade a distância são: Artes, Educação Especial, Educação Física, Geografia, História, Letras/ Português e Pedagogia. Por isso, se prefere optar por uma graduação em licenciatura, uma boa opção é o curso de pedagogia em uma faculdade a distância. Essa licenciatura vem ganhando bastante destaque, e, como uma exceção as demais, possibilita um leque maior de serviços. Isso acontece, porque depois de formado, o pedagogo pode sim trabalhar dentro de uma escola, dando aulas do currículo completo até o 5º ano do ensino fundamental, mas também, pode passar dos muros da instituição de ensino. Há pedagogos trabalhando em indústrias, no EJA e até na indústria de brinquedos.

É importante lembrar que nada impede que o aluno opte por uma licenciatura e depois queira fazer o bacharelado na mesma área, ou vice-versa, ambos serão considerados graduados. Em algumas instituições, é possível só fazer a escolha entre um dos formatos depois de meses de estudo, já que a base de ensino é a mesma.

Outro ponto que vale ser ressaltado é que se o seu foco for dar aulas em cursos de ensino superior, funciona um pouco diferente, só a licenciatura não é o suficiente nesse caso. É exigido, no mínimo, pós-graduação. A ideia é que o professor esteja sempre um nível acima do aluno. Porém, ainda são mais procurados, para dar aula em faculdade a distância ou presencial, profissionais que possuam mestrado ou doutorado na área a ser ensinada.

 

Faculdade EAD ganha destaque entre cursos de licenciatura e bacharelado

Mas, independentemente de qual das modalidades escolher, precisa conhecer mais sobre a graduação EAD. Afinal, ela traz a mesma qualidade de ensino do curso presencial, mas com alguns benefícios próprios. Por exemplo, a mensalidade de um curso de faculdade a distância tende a ser 50% menor do que de uma presencial. Isso acontece, porque a instituição não possui os mesmos gastos, já que não precisa manter uma grande estrutura física para receber milhares de alunos diariamente, podendo repassar essa economia para os seus estudantes.

Além disso, o aluno pode escolher qual o melhor período para estudar, o horário em que está mais concentrado e disposto a aprender. Ainda, não gasta com deslocamento até o local onde seriam ministradas as aulas e pode equilibrar melhor a sua rotina entre trabalho, estudos e demais responsabilidades do dia a dia. Essa é a melhor solução para quem não tem tempo a perder e quer seu espaço no mercado de trabalho!