O que fazem as comissões da OAB?

Seu sonho é trabalhar como advogado ou prestar um concurso público na área de direito? Fique sabendo que você está no lugar certo! Vamos te contar tudo sobre como passar na prova da OAB, preparatório OAB, videoaulas OAB e muito mais. Assim sendo, acompanhe nosso texto a seguir!

 

Comissões da OAB

Em primeiro lugar vamos explicar o que são as Comissões Temáticas, elas são órgãos de assessoramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a importância de participar delas é que você pode unir áreas associadas da sua atuação jurídica, como por exemplo: Direito Ambiental e Direito Tributário; Direito Ambiental e Direito Urbanístico; Direito Ambiental e Direito Marítimo; entre outras áreas.

Fique sabendo que possível participar de Comissões da OAB mesmo sem estar efetivamente formado ainda. Em alguns estados existem programas para membros voluntários, voltados para aqueles que ainda não são advogados ou advogadas, mas que ingressam com o pedido de participação voluntária nas Comissões.

Dessa maneira, uma das principais oportunidades para os jovens advogados e advogadas de atuar na Ordem dos Advogados está nas comissões temáticas, ou seja, os órgãos de assessoramento da OAB. No estado de Santa Catarina, por exemplo, existem mais de 80 (oitenta) comissões que discutem os mais diversos temas, sendo possível atuar nas comissões de Direito da Moda, Advocacia Pública Municipal, Desenvolvimento e Infraestrutura, Direito de Energia, Direito das Startups, Licitações e Contratos, Conformidade de Compliance, OAB Jovem, entre outras.

Para os jovens advogados e advogadas essa participação na OAB é muito importante e está principalmente ligada ao fato de ter uma oportunidade para compor comissões de assuntos diferentes daqueles que trabalham no dia a dia, mas tem curiosidade de conhecer para atuar em um futuro próximo. Com toda a certeza, participar dessas comissões poderá ajudar muito a fazer sua rede de contatos, também chamada de networking, com os advogados e advogadas mais experientes nas áreas em que pretende trabalhar mais para frente e também ajuda muito na prepara técnica para exercer a profissão.

E além disso, a partição em uma comissão como a da OAB Jovem ajuda a perceber as dificuldades dos colegas de profissão que estão em início de carreira. Assim, os advogados e advogadas podem compartilhar soluções e até promover cursos de orientação profissional para aqueles quem está enfrentando maiores dificuldades. Em princípio, pode até parecer que a relação entre advogados e advogadas não é a melhor opção para quem precisa captar clientes e prospectar negócios. Mas isso é mentira! Pois com o passar do tempo, principalmente com a efetiva participação do advogado e da advogada dentro da OAB, o jogo se inverte: é o networking, ou seja, a sua rede de contatos, antes vista como concorrência que poderá se tornar uma porta para abertura de novos negócios e parcerias.

Por fim, precisamos ressaltar que com toda a certeza é muito importante que os advogados e advogadas, tanto os recém-formados como os mais experientes, sempre procurem participar de alguma Comissão, pois é uma ótima oportunidade de conhecer profissionais da área, fazer uma troca de experiências, e quem sabe um grande passo para formalizar a sua autoridade jurídica e dar ideias para uma possível especialização.

 

Curso online OAB

Para você aumentar suas chances de conquistar sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é bom procurar por um bom cursinho OAB para melhorar a sua preparação. A prova com certeza irá cobrar muitos conteúdos que você viu ao longo da faculdade, por isso, é importante que você tenha ao seu lado um curso OAB que ofereça videoaulas, simulado, provas anteriores, questões com gabarito, enfim todo o conteúdo necessário para você conquistar sua carteira de advogado.

Por exemplo, com um curso online OAB será possível ter uma orientação com um cronograma de estudos que te guiará e ajudará a definir qual deve ser o foco da sua preparação e muito mais. Opte por um preparatório que traga os assuntos que mais são cobrados em forma de plano de estudos. Pois isso quer dizer que você não precisará planejar qual conteúdo estudar primeiro, todos os temas já serão apresentados por ordem de importância, você só precisará dar o play na primeira videoaula mostrada dentro do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)!