Quais os tipos de cortinas para cozinha?

imagem de uma cortina de cozinha

Pode ser um lugar bem diferente, mas você já pensou em colocar uma cortina na cozinha? Essa pode ser uma excelente escolha de decoração para deixar o cômodo mais receptivo e cheio de charme. Além disso, a cortina na cozinha pode trazer ótimos benefícios, como evitar que a luz excessiva do sol entre e também diminui a poeira no ambiente.

Quando for comprar uma cortina de cozinha, vai se deparar com as mais diversas opções disponíveis no mercado. Existem vários modelos diferentes para atender todas as demandas dos clientes.  Variações de estampas, cores, tecidos e tamanhos, mas elas geralmente são feitas com roldanas, aquelas que correm por trilhos ou ilhoses para varões.

Se decidir apostar em alguns modelos de cortina para cozinha, primeiro é necessário saber qual tamanho certo do espaço em que será coberto, em seguida opte por uma cortina que vá combinar com os utensílios, móveis e piso da cozinha. Modernize um dos espaços da casa que você mais passa o tempo, o deixe com um ar mais agradável.  Continue lendo esse artigo e veja como escolher cortina para cozinha.

 

Qual a melhor cortina para cozinha

Antes de qualquer coisa, meça o espaço da parede que será colocado à cortina, ela deve cobrir todo o vão da janela. Geralmente as cortinas de cozinha são usadas em tamanhos menores, um pouco abaixo da janela, sem encostar na pia, fogão ou no chão, mas você pode escolher aquelas pequenas ou em tamanhos médios. Tudo dependerá do seu gosto.

Depois disso, você poderá escolher cortinas de cozinha de tecido com estampas, lisas, de renda, de crochê, macramê, patchwork ou bordadas. Sabe quando fazemos combinações no banheiro com tapetes, toalhas e tampa de vaso?

Então você também pode fazer isso na sua cozinha. Faça uma combinação de tapetinhos, cortina, toalha de fogão, mesa e outras peças por exemplo. Assim a cozinha ficará mais moderna e rústica. Uma dica bem legal, é personalizar com tecidos xadrez na borda da cortina e nessas outras peças, fica bem contemporânea.

Pode aplicar outras estampas nas bordas da cortina e das outras peças, fazendo as combinações. A harmonia perfeita para sua cozinha.

 

Cortina para cozinha como escolher

Ainda está com dúvidas sobre qual cortina usar na cozinha? Continue lendo que vamos te ajudar a escolher o melhor modelo. Confira.

Cortina de crochê: Essa é uma peça que deixará a cozinha bem elegante, ela em tons neutros combinará com qualquer tipo de decoração da casa. Caso ela tenha alguns pontos mais abertos ajudará com a passagem de luz e a ventilação adequada para o ambiente.

Cortina de renda: Essa peça é uma das opções mais bonitas, ela deixa sua cozinha com um charme gora do comum.  É um material super prático, leve e com alguns cuidados não precisa dar manutenções com frequência. Ela também em tons neutros vai combinar com todos os tipos de decorações da casa.

Tendo um varão será fácil instalar a cortina de renda, pois ela já vem com os furinhos para pendurar no lugar fixo. Elas ficam lindas em janelas que são de frente para a pia e ideais para as cozinhas que não tem armários em cima.

Vamos falar agora de alguns modelos de cortinas para cozinha mais modernos. Elas podem ser em estilo franzida, romana, rolo ou persiana. Para quem realmente gosta que a cozinha tenha total passagem da luz solar, a cortina rolo e romana são perfeitas. Além disso, elas são muito práticas e fáceis de limpar.

Já a persiana é indicada para quem deseja uma cortina bem diferente e gosta de controlar a passagem de luz na cozinha. Ela também combina com outras diversas cores e decorações do ambiente. Esse tipo de cortina pode ter tecidos mais grossos ou finos, mas geralmente eles são encontrados em modelos lisos.

 

E sobre o tamanho ideal da cortina para cozinha

Não existe um tamanho exato de cortinas de cozinha e muito menos um tamanho ideal. O que podemos dizer é que esses tipos de cortina geralmente são em tamanhos menores ou médios. E também do seu gosto e do tamanho do vão da janela.

Por exemplo em janelas que são de frente com a pia, elas costumam ter tamanhos menores para que não encostem na pia. Já para as janelas que ficam em outra parte da cozinha, elas ainda são usadas em tamanhos pequenos ou médios, mas podem ser mais exploradas.  O ideal é que as cortinas tenham as medidas adequadas para o espaço, por isso é importante fazer as medidas antes de escolher uma das opções de cortinas para cozinhas disponíveis no mercado.

Na Donna você encontra todos os modelos de cortinas que citamos nesse texto, com estampas, cores e tecidos variados, e o melhor com preços acessíveis. Deixe sua cozinha ainda mais charmosa. Aproveite!