Um andar do Ensache de barcelona, onde reina o modernismo chic

Com mais de 100 anos de história, este apartamento de Eixample, barcelona, apenas havia sofrido alterações. O projeto de reforma, nas mãos do estúdio Vera Sanches Guasch, centrou-se em ceder todo o protagonismo aos elementos originais: tectos em caixotões com lindos rosáceas e molduras, pisos do pavimento hidráulico e carpintarias em madeira. O desejo do cliente, no entanto, era obter um apartamento confortável e adaptado às necessidades atuais. Como unir o espírito dos apartamentos do século XIX, com a vida contemporânea? O desafio foi resolvido mantendo a distribuição e fazendo variações, unicamente, em áreas que careciam de detalhes significativos.
De uma olhada
Quem vive aqui: Andar de aluguer ou para familiares de visita em Barcelona
Onde: Eixample de Barcelona
Área: 120 m2
Arquiteto: Estudo de Vera Sanchez Guasch
Estrutura: Jorge MartínPoner ao dia apartamento e ao mesmo tempo conservar os elementos modernistas não foi tarefa simples. Conta a própria Vera Sanches, artífice do projeto:”tiveram que atualizar –electricidade, água e gás– e executar novas instalações –aquecimento e ar– condicionado, tentando manter pisos e tectos, assim, que o trabalho foi complicado. Foi um projeto mais difícil do que se tivéssemos optado por jogar todo o andar abaixo e modernizar. Mas manter o espírito modernista dos antigos apartamentos do Eixample é importante: valeu a pena o esforço económico e de tempo extra”, diz.

Espaço criado por Vera Silva Guasch – Descubra ideias de decoração para salas mediterrânicos

Para a área de dia se concebeu um único espaço luminoso, que dispõe de cozinha, sala de estar e sala de jantar. Se eliminou a divisão inicial entre o salão-sala de jantar e um quarto, criando um único ambiente. As diferentes áreas ficam agora delimitadas pelos pisos hidráulicos originais: um dos principais focos de atenção da sala, juntamente com rosetas de telhados. Estes elementos originais convivem com peças de mobiliário vintage e clássicos do design.

Espaço criado por Vera Silva Guasch – inspire-se com fotos de quartos retro

Se no salão são o piso e o teto dos elementos originais que sobressaem na entrada do apartamento e no corredor, as portas de madeira, decapadas para recuperar a cor natural da madeira.Para o chão do corredor, casa de banho en-suite e lavanderia, recorreu a um pavimento contínuo de microcemento. Este material também foi usado para unificar os diferentes pavimentos hidráulicos de toda a casa.Aprecia-Se também um tecto falso que, além de esconder os dutos de ar condicionado, tem sido usado para luzes indiretas.

Espaço criado por Vera Silva Guasch – inspire-se com exemplos de cozinhas mediterrâneas

Espaço criado por Vera Silva Guasch – Ver mais fotos de cozinhas mediterrâneas
Um andar do Ensache de barcelona, onde reina o modernismo chic