Ao realizar o sonho da casa própria é importante se atentar a um detalhe: a segurança do imóvel, para minimizar o risco de invasões, roubos ou furtos. Mas, como tornar seu lar mais seguro?
Aqui, indicamos três medidas de segurança que podem ser colocadas em prática para reforçar a proteção do imóvel. Confira e aproveite para implementá-las em seu lar!
3 dicas de medidas de segurança para seu lar
Para lhe ajudar a proteger e reforçar a segurança de seu imóvel, separamos três dicas principais, abrangendo opções para orçamentos de pequeno a médio porte. Confira quais são:
-
Invista em uma iluminação adequada
Quanto mais escuro for o local, mais fácil será para o criminoso agir, porque não poderá ser identificado rapidamente. Por isso, é importante adotar uma iluminação adequada, seja na área interna ou externa.
Procure iluminar pontos críticos do imóvel, como os que não possuem boa visibilidade. Também reforce a iluminação de entradas. Se possível, adote um sistema de automatização, que deixará a área mais clara ao identificar movimentações.
A automatização permite inibir a ação criminosa, minimizando o risco de ultrapassagens porque o invasor poderá ser facilmente identificado. Invista nessa alternativa na área externa, principalmente.
-
Adote sistemas de segurança
Sistemas de segurança são aliados porque possibilitam monitorar o ambiente e identificar rapidamente quaisquer atividades suspeitas, podendo acionar as autoridades.
Esses sistemas normalmente são compostos por câmeras de vigilância, cercas elétricas, sensores e alarmes, fechadura e portão eletrônico, além de botão de pânico, entre outros equipamentos.
Só é preciso considerar um detalhe: essa é uma alternativa que exige um orçamento um pouco maior, caso tenha interesse em implementá-la. No entanto, é eficaz na proteção.
-
Instale cercas
Cercas são barreiras físicas eficazes que dificultam o acesso ao imóvel. Existe a possibilidade de instalá-las diretamente no piso, em muros ou portões, ajudando a aumentar a altura dessas estruturas.
A cerca de tela é uma excelente alternativa para proteção de imóveis residenciais, desde que confeccionada com materiais resistentes a danos, como o aço galvanizado, difíceis de serem rompidos e escalados.
A tela alambrado é um ótimo exemplo de material com essas características. Trata-se de uma opção que oferece boa visibilidade do lado externo do imóvel, é resistente e durável, compensando o investimento em longo prazo.
O alambrado para cerca é uma boa alternativa principalmente para muros baixos, possibilitando aumentar sua altura e dificultar ultrapassagens e invasões.
Há uma alternativa para quem é mais preocupado com o fator estético: o gradil, que é uma grade de proteção em sistema modular e com estética moderna, sobretudo em comparação aos outros tipos de tela disponíveis no mercado.
O gradil conta com as vantagens de ser facilmente instalado, sem demandar reformas grandes, além de ser vazado e possibilitar ver o que se passa ao redor do imóvel, evitando sair quando há atividades suspeitas.
Como é resistente a danos, possui longa durabilidade e baixa manutenção. Ademais, está disponível em ampla cartela de cores, especialmente na versão revestida do material.
Vale lembrar que a tela alambrado e gradil de aço são soluções econômicas para segurança do imóvel, mas altamente eficazes, possibilitando proteger o espaço sem gastar muito.