3 vantagens de um jardim de inverno

vantagens de um jardim de inverno

Jardim de inverno não é um espaço de luxo dentro de uma casa. Pode acreditar, é um espaço bastante útil e oferece várias vantagens em se ter um. Sabendo para que ele serve e se inspirando em alguns modelos, verá como é uma boa decisão incluir esse cantinho em sua casa.

Antes de qualquer coisa, saiba que o jardim de inverno é um espaço necessário em algumas edificações. Quando a construção é colada no muro, por exemplo e não há possibilidade de abrir uma janela, é necessário incluir um jardim de inverno como ponto de iluminação. Mas isso não é um problema e você entenderá o motivo aqui embaixo:

1 – Jardim de inverno é ponto de luz

Geralmente o jardim de inverno tem cerca de 4m², mas essa medida pode variar. Esse tamanho é o suficiente para entrar luz do sol dentro da sua casa. E isso é ótimo! Quanto mais iluminação natural, menos luz artificial você precisará. Consequentemente, também irá economizar na conta de luz.

Pode ou não ter coberturas. Ambas as formas apresentam vantagens e desvantagens. Se o espaço for inteiro aberto, é uma ótima forma de receber ar puro dentro da casa, melhorando consideravelmente a circulação de ar. Mas, há também o ponto da chuva. Seu jardim de inverno precisará de uma boa saída de água para evitar imprevistos.

Outra possibilidade é usar a cobertura de policarbonato móvel. É um material transparente que permitirá a entrada de luz, mas não de chuva. Também é altamente resistente, perfeito para essa finalidade. Pode ser o fixo ou móvel. A versão móvel permite também a entrada de ar na dose certa.

Para garantir a luminosidade total em sua casa, use portas de vidro ou janelas em todo esse ambiente.

2 – Cria um espaço de relaxamento

Quem nunca quis um cantinho calmo, de paz e tranquilidade para relaxar após um longo dia de trabalho? O jardim de inverno pode ser tudo isso e muito mais!

Crie um espaço com plantas, flores e deixe o mais verde possível! Mesmo que você morar em um apartamento ou casa pequena, terá uma área verde para apreciar, para curtir e relaxar sempre que quiser.

Dependendo do seu espaço, pode incluir uma poltrona ou cadeira bem confortável. Ou quem sabe até uma rede ou bancos de madeira! Deite, se espreguice e curta o momento nessa área só sua. Planeje esse canto para que ele seja um fuga, um escape para um momento mais tranquilo e uma vida com melhor qualidade.

Para melhorar o ambiente, pode deixá-lo aberto, ou usar cobertura de policarbonato ou ainda de vidro de alta resistência. Outra possibilidade é o toldo retrátil.

3 – Que tal um cafezinho no jardim de inverno?

Há ainda outra finalidade incrível para esse espaço! Algumas pessoas consideram um espaço perdido, mas você pode aproveitar da melhor forma possível: criando um espaço para tomar um café.

Se o seu jardim de inverno tem um espaço legal, você pode criar um espaço para tomar um café com seus amigos ou até para receber visitas em um lugar mais fresco. Para que o espaço funcione dessa forma, você precisará de cobertura em policarbonato ou em vidro. Sendo ela fixa ou móvel.

A cobertura fará diferença que para que você possa deixar seus móveis com maior tranquilidade nesse espaço, sem medo de chover. Também poderá usá-lo em dias de chuva ou durante o outono e inverno, nas baixas temperaturas.

Para que o espaço fique agradável, planeje colocar uma mesa de centro, para servir de apoio para as xícaras. Ao redor, pode optar por bancos ou poltronas. O estilo dependerá de todo o contexto, podendo ser rústico, romântico ou moderno. Para complementar sua decoração, aposte em almofadas, mantas e outros itens de decoração.

E claro, é um jardim de inverno então capriche nas plantas, flores e toda a área verde. Crie um ambiente agradável de se estar, harmonioso, calmo e relaxante.

Viu só como ter um jardim de inverno é uma excelente ideia para sua casa? Muita gente faz esse espaço por conta das normas da prefeitura e acaba ficando lá, perdido. Mas é possível aproveitá-lo da melhor forma possível e ainda torná-lo uma parte super útil da sua casa.