Como começar seu e-commerce

armazenamento-para-ecommerce

Vender online é uma maneira de criar um negócio do zero investindo pouco. É possível vender praticamente de tudo pela internet! Existem e-commerce que vendem de tudo, desde roupas, acessórios de decoração, bebidas entre outras coisas.

Se você quer começar a lucrar usando a internet, precisa aprender a estruturar seu e-commerce para que ele realmente dê certo. Além disso, se planejamento e com conhecimento, você não investirá mais que o necessário.

Está pronto para começar a vender?

Abrir e-commerce é vantajoso?

Sim, é bastante vantajoso desde que tenha planejamento. Entre as questões que são colocadas a mesa é sobre a estocagem. Afinal, para vender pela internet precisa ter produto suficiente para servir a demanda, não é mesmo?

Uma solução para o estoque são os guarda volumes ou guarda móveis. Você aluga espaços e pode usá-los para armazenamento e estocagem.

Há ainda outros pontos que merecem atenção: criação de site, produtos e estratégias de vendas.

Por onde começar…

Todo grande e-commerce nasceu de um planejamento. Coloque suas ideias no papel e, a partir disso elas ganham forma. Dentro desse planejamento, leve em consideração o tipo de produto, o público que irá vender e também informações sobre logística, estoque e os valores de investimento disponíveis.

Procure também por plataformas para vender online. Atualmente existe várias que são bem simples de usar e, até mesmo integrar outros sistemas, como por exemplo de gestão de estoque e emissão de nota fiscal.

Criar estratégias de venda e marketing também são pontos importantes. Será necessário muito trabalho neste ponto, incluindo pesquisas sobre marketing e técnicas de persuasão.

Crie conteúdo para o blog da sua loja, redes sociais e outras ferramentas que sejam convenientes para o seu tipo de e-commerce. Conheça muito bem seu público e saiba o que ele procura, para depois oferecer o seu produto.

Estudar logística e técnicas de armazenamento e estocagem é outro ponto crucial para o andamento do seu negócio. Saber o que comprar e as quantidades é uma tarefa árdua. Mas, sem ela você terá um estoque lotado de produtos encalhados e/ou perder vendas por falta de produto. Devido a importância desse tópico, vamos falar mais dele a seguir.

Logística e estocagem para e-commerce

A logística envolve todo o percurso que o seu produto faz para chegar até você e finalmente até seu cliente. Ter um local para armazenamento é essencial e é chamado de estoque. Esse espaço pode ser feito em um barracão, mas a forma mais econômica é através do aluguel de container em self storage.

O aluguel de box ou container, são espaços alugados dentro de um ambiente totalmente seguro e compartilhado. Cada locatário tem a chave do seu próprio box, portanto só ele terá acesso. Esse tipo de estrutura de armazenamento é perfeito para quem está começando um e-commerce. Inclusive, é ótimo até mesmo para quem já tem anos na área e quer expandir os negócios.

Para que o produto chegue até o cliente, o caminho, basicamente será:

 

  1. O produto chega ao seu box do self storage;
  2. O consumidor compra o item no seu e-commerce;
  3. Você volta para o self storage, retira o produto e o despacha para o consumidor.

 

Agora, o despacho para o consumidor final pode ser feito de diversas maneiras. A mais tradicional é direto pelo Correios. O frete pode ser cobrado do cliente no momento da compra ou você pode oferecer frete grátis assumindo esse custo.

Outra possibilidade é ter parceria com transportadora e fazer a entrega por ela. O ideal é que você coloque na balança o esquema de logística que mais vale a pena para o seu tipo de produto e/ou localização.

Usar self storage é realmente seguro para e-commerce?

Sim, o self storage é seguro em vários aspectos. O primeiro deles, é que geralmente são contêineres, construídos para armazenamento, transporte de produtos pelo mar, o que significa que são bastante resistentes, não é?

Os objetos que ficam dentro ficam seguras contra problemas climáticos, como chuvas e tempestades. Mas, isso não significa que você deve deixar os produtos empilhados de qualquer jeito, ok? Crie uma estrutura de armazenamento para proteger todos os itens. Etiquete-os para saber exatamente o que tem em cada caixa. Assim fica mais pegar os produtos após as vendas.

O aluguel de um box inclui a segurança do self storage. Portanto, você não tem que se preocupar com isso. Inclusive, a única chave existente é entregue ao locatário.