Onde pode trabalhar um pedagogo?

curso-de-pedagogia

O profissional formado em Pedagogia pode atuar em diversas áreas. Ele é bastante conhecido por sua atuação dentro das escolas e sala de aula. Mas o exercício da profissão não para por aí.

Fique atento a esse texto. Vamos te falar sobre todas as áreas onde o Pedagogo pode atuar. 

Quais as áreas de atuação de um Pedagogo?

A principal e mais conhecida área de atuação de um Pedagogo é em escolas. O profissional pode atuar como professor nos anos iniciais, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental (até o 5º ano), assumindo de forma integral o currículo de ensino.

Além de dar aulas, o pedagogo também pode atuar em outras frentes relacionadas ao ensino e aprendizagem, como na administração das instituições de ensino, gerenciando materiais, financiamentos e recursos humanos. Pode também atuar com educação especial e na orientação educacional, oferecendo assistência aos estudantes e professores.

Confira outras formas de atuação para profissionais com graduação em pedagogia

  • Pedagogia Empresarial: Dentro de uma empresa o pedagogo utiliza técnicas e métodos pedagógicos para ampliar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Com isto, o profissional visa a geração de mudanças no comportamento e melhora de diversos aspectos, como: trabalho em equipe, criatividade, empatia, e outras características ligadas ao desempenho dos empregados.
  • Pedagogia Hospitalar: O papel do Pedagogo dentro de um hospital é o de cuidar de crianças e adolescentes enfermos. O profissional elabora ações para os pacientes, sempre respeitando as condições e limitações de cada um. Além do atendimento dentro de clínicas e hospitais, o Pedagogo Hospitalar pode atender alunos em casa, que ainda não têm condições de voltarem a escola.
  • Produção de material Pedagógico: Um campo bastante interessante para quem cursou a faculdade de pedagogia é na elaboração e produção de materiais pedagógicos. Nessa área, o pedagogo pode escrever livros didáticos, auxiliar no desenvolvimento de jogos e brinquedos que auxiliem no processo de aprendizagem na educação infantil. Ele também pode atuar com professores de disciplinas específicas, auxiliando na produção de materiais de cada área, como português, ciências, matemática, entre outros.
  • Indústrias de Brinquedos: Na indústria também tem um campo de atuação onde os pedagogos podem trabalhar. Eles atuam com a equipe com o objetivo de adequar os produtos para cada faixa etária.

Como se tornar Pedagogo?

Se você está pensando em se tornar um pedagogo, uma graduação de pedagogia EAD pode ser a melhor opção.

Com a faculdade a distância, você otimiza o seu tempo, pode estudar onde e quando quiser, conciliando com seu trabalho ou outros cursos.

Cada vez mais, os estudantes estão optando por graduação de pedagogia EAD. Os cursos de graduação em Pedagogia a distância já somam 52% de todas as matrículas em Pedagogia no Brasil, superando os cursos presenciais.

Afinal, a qualidade do ensino é a mesma! Como no curso presencial, a pedagogia a distância também possui quatro anos de duração, mas conta com um leque maior de possibilidades de ensino, como videoaulas, livros impressos, alguns encontros presenciais e conteúdos exclusivamente produzidos para a modalidade de ensino a distância. Sabendo que a área da Pedagogia é tão ampla e com tantas possibilidades, chegou a hora de começar a sonhar com seu futuro na área!