Posso fazer uma graduação em pedagogia em 3 anos?

graduação em pedagogia

Há menos de um ano atrás, era possível fazer uma graduação em pedagogia em 3 anos, mas o tempo de duração mudou para seguir as novas orientações do Ministério da Educação (MEC). Então, se você está pensando, mas, quanto tempo dura a faculdade de pedagogia atualmente? Já vamos adiantar que o pedagogo só estará formado após 4 anos de estudos. Essa alteração é recente, mas a partir de 2020 ela está valendo, por isso, quando for procurar uma instituição de ensino, compare essas informações. E esse tempo vale tanto para a graduação em pedagogia EAD quanto para a presencial, assim como, para todos os demais cursos de licenciatura.

A mudança na duração do curso de pedagogia favorece e muito os estudantes. Afinal, eles ganharam um ano a mais para aprender e estar mais bem preparado para o mercado de trabalho, ou, até mesmo, para seguir com uma carreira acadêmica. Durante esses 4 anos de duração, o futuro pedagogo ou pedagoga terá acesso a teoria, fará trabalhos e provas em geral e colocará tudo em prática no estágio supervisionado obrigatório. Essa é uma etapa muito importante, já que o estudante terá a chance de vivenciar o trabalho, mas ainda contará com o apoio de um superior, que mostrará o melhor caminho a ser seguido.

 

Como escolher uma graduação em pedagogia?

Agora que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de pedagogia, precisa saber que a graduação em pedagogia EAD é a sua melhor opção para se formar. Afinal, todos os dias, vários estudantes acabam largando a graduação por não conseguirem tempo para estudar ou o dinheiro para pagar as mensalidades. E esses dois problemas são resolvidos pela graduação em pedagogia EAD. Já que você poderá equilibrar melhor o seu tempo, estudando no período em que estiver disponível, sem precisar seguir um mesmo horário diário e fixo para aprender. Outra vantagem é que as mensalidades são mais baixas. Isso acontece porque a instituição não precisa manter uma grande estrutura física para receber milhares de alunos diariamente, sendo assim, não possui as contas desse local e pode repassar o valor não gasto em forma de mensalidade mais barata para os estudantes. Os valores pagos por mês tendem a ser 50% mais baixos em comparação ao presencial. Sem mencionar, que você não precisa gastar um valor extra com deslocamento.

Depois de optar por uma graduação em pedagogia EAD, precisa escolher uma instituição de qualidade. O primeiro passo é verificar se ela é credenciada pelo MEC, afinal, é isso que fará com que o seu curso se torne válido. Depois disso, é interessante ficar de olho na grade curricular, ou seja, as matérias que serão ensinadas no curso. Se você conseguir ter acesso a alguma prévia do material disponibilizado pela faculdade, ficará mais fácil de avaliar a metodologia de ensino dos professores. Algumas instituições EAD oferecem, além das videoaulas, apostilas e materiais de outros formatos para auxiliar na aprendizagem. Esse pode ser um diferencial na hora de escolher.