Um profissional formado em Administração pode atuar em diversas áreas, entre as principais podemos citar: gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão de marketing, logística, planejamento estratégico, comércio exterior, auditoria, consultoria, controle de produção, gestão ambiental, gestão de informações, pesquisa de mercado, carreira acadêmica, gestão de processos, controladoria e gestão pública.
Mas, antes de saber se um profissional formado em uma graduação em administração ead ou faculdade de administração a distância pode trabalhar como gestor público, você precisa saber o que de fato é um gestor público.
O gestor público é um profissional que tem a responsabilidade de planejar e gerenciar organizações públicas, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Existe ainda a possibilidade deste profissional desenvolver projetos especiais do poder público em parceria com empresas privadas. Este profissional preza pelo bem-estar coletivo, utilizando a ética e o olhar estratégico para desempenhar suas atividades, criando ações e políticas públicas realmente efetivas.
Para atuar como gestor público na administração pública direta, além de cursar uma graduação em administração ead ou faculdade de administração a distância é necessário realizar também um concurso público. Mas, existe a possibilidade deste profissional atuar também nas organizações não governamentais (ONGs), mesmo aquelas que não tenham relação pública, elas realizem projetos por meio de licitações e editais. Neste caso, o gestor público tem a responsabilidade de elaborar as ações e estreitar relações entre os representantes das organizações e os representantes públicos.
Outro campo de atuação de um profissional que possui graduação em administração ead e deseja atuar como gestor público é a política. Por possuir conhecimento no gerenciamento de recursos públicos, este profissional pode optar pela carreira na política. Neste caso, além da faculdade de administração a distância é recomendado que se estude mais a fundo disciplinas como história, direito, economia e sociologia – fundamentais na formação de um profissional estratégico da administração pública.
Assessoria e consultoria também são outras duas áreas possíveis para quem cursa uma graduação em administração ead e deseja atuar como gestor público. A primeira, de assessoria, é recomendada se o seu interesse não é seguir carreira política diretamente. Desta maneira você pode atuar lado a lado de quem escolher ser político. Prefeitos, deputados, senadores e até mesmo o Presidente da República costumam ter diversos assessores. Você como gestor público entenderia muito mais do processo e poderia ir além das funções básicas como comunicação, divulgação de agenda, organização de eventos, entre outros.
Por fim, o profissional que cursa uma faculdade de administração a distância e quer atuar como gestor público pode atuar como consultor, tanto em empresas privadas, como em órgãos públicos. Por exemplo, no auxílio de processos de licitação, análise de contratos, execução de planos dos governos municipais, estaduais e federal.
Agora que você já sabe tudo sobre como se tornar um gestor público e em que áreas é possível atuar, é interessante que você tente se informar com quem já atua nesta profissão para ter uma ideia de como é o dia a dia na prática. Com toda a certeza, essa será a melhor maneira de se certificar se esta é a carreira ideal para o seu perfil.