Em novembro do ano passado, a Honda confirmou a CB 300F como a nova Twister. Com preço público sugerido a partir de R$ 18.900, o modelo chega com várias novidades e a certeza de que irá agradar a praticamente todos os estilos de motociclistas.
A patente da moto foi registrada no Brasil e poucos dias depois confirmada pela montadora à imprensa. O nome e alguns aspectos visuais da moto se assemelhavam à CB 300F apresentada na Índia em agosto, mas a versão brasileira foi desenvolvida antes e é bem diferente.
De acordo com a Honda, renová-la foi um projeto amplo e levou cerca de 3 anos. Com a chegada de um novo ano, os consumidores agora finalmente vão poder comprar a Twister 2023, que está disponível nos modelos ABS e CBS.
A similaridade com a moto indiana se deu porque ela foi inicialmente desenvolvida pela divisão brasileira e os indianos utilizaram esse trabalho para lançar um modelo semelhante.
Com linhas mais agressivas, a nova Honda CB 300F Twister deve estar disponível nas lojas no início do próximo ano. A moto será oferecida nas versões com freios combinados (CBS) nas cores cinza grafite e vermelha, ou ABS com pinturas vermelha ou amarela metálica.
Visual Global
A nova Twister 2023 da Honda possui semelhanças com a Hornet 750 revelada na Europa devido ao fato de seguir os princípios de design global da marca. Isso se reflete no farol pontiagudo, nas novas rodas, nas carenagens do tanque mais detalhadas e no banco com assentos separados.
Além disso, o painel dela é digital e inclui uma tela LCD de alto contraste, além de lembrar o usado pela linha CB 500 da Honda. Ela também apresenta informações como consumo médio e quantidade de combustível restante no tanque.
Detalhes do chassi e motor
A Twister 2023 tem um chassi tipo diamante, com trava dupla superior e o motor fazendo parte da estrutura. Ele conta com algumas novidades, como uma seção traseira redesenhada para incluir assentos separados.
O motor é considerado pela Honda como uma evolução do atual 250. Toda a parte superior, incluindo cilindro e cabeçote foram alterados.
Isso se deve ao aumento de cilindrada, que passou de 249,5 cm3 para 293,5 cm3, bem como o aumento do diâmetro do pistão (77 mm), enquanto o curso foi mantido (63 mm). A motocicleta mantém o sistema flex, 2 válvulas de admissão, 2 válvulas de escape e comando simples no cabeçote.
Ademais, com o resultado das mudanças, o radiador de óleo foi redimensionado, assim como o escapamento. No entanto, o arrefecimento do motor ainda é feito com ar. Agora, o novo propulsor da Twister 2023 entrega até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol.
Comparada à atual 250, ganhou 2,1 cv de potência e 0,3 kgfm de torque. O câmbio de 6 velocidades teve as relações refeitas, com a primeira marcha mais curta.
Por fim, a novidade de transmissão é que a embreagem recebeu assistência para ter um acionamento mais leve, além de um elemento deslizante para evitar o travamento da roda traseira em reduções fortes.
Mudanças na suspensão, rodas e pneus
A Twister 2023 apresenta novidades na suspensão, com os tubos das bengalas passando de 37 mm para 41 mm. A Honda afirma que o objetivo é adicionar robustez para encarar as vias brasileiras. O curso foi mantido em 130 mm. Já a suspensão traseira teve o curso ampliado de 108 mm para 120 mm. O sistema de suspensão utilizado é o tradicional, ao invés do garfo invertido presente em sua contraparte indiana.
As rodas são de 17 polegadas e os freios foram mantidos, discos de 276 mm na frente e 220 mm atrás. A versão ABS possui dois pistões na pinça dianteira, enquanto a CBS possui um pistão extra na dianteira acionado pelo sistema combinado.
Os pneus também foram atualizados para Pirelli Diablo Rosso III, a medida dianteira é a mesma, 110/70, mas a traseira foi ampliada para 150/60, mais larga e com perfil mais baixo. A moto tem 2.084 mm de comprimento, 1.390 mm de entre-eixos e o assento está a 789 mm do solo. O peso a seco declarado é de 139 kg.
Consumo e velocidade máxima
Segundo apurou esse site especializado em motos, baseado em um estudo do Instituto Mauá, os números de consumo e desempenho da Twister 2023 foram 39,75 km/l com gasolina e de 25,58 km/l com etanol.
A velocidade máxima registrada pelo Mauá foi de 139,5 km/h com gasolina e de 134,50 km/h com etanol (na prática, uma diferença inferior a 5% entre um combustível e outro).