Onde é mais barato comprar um carro: Brasil ou México?

Comprar um carro no Brasil é mais caro em comparação com o México, e a diferença se acentua conforme aumenta o preço do modelo, de acordo com uma pesquisa da plataforma de vendas de carros Carmund,

Brasil e México são importantes produtores no setor automotivo, a nível global, mas o Brasil conta com uma maior produção anual em comparação com o México, embora a compra de um veículo no território mexicano é muito mais barato que o atual anfitrião da Copa do Mundo, de acordo com o portal de impostos e taxas veiculares detrance2020.com.br

1.- Ford Fusion

O sedã maior e mais equipado da empresa norte-americana Ford fabricado no México, tem um custo 76% maior no Brasil. Embora no México, são necessários mais salários mínimos para comprá-lo (160.9 contra 136.3), requer menos salários médios (23.5 contra 51.8).

2.-Nissan March

O carro mais pequeno e econômico da Nissan custa 28% mais no Brasil do que no México. Para poder comprar, o país sul-americano, são necessários 39.3 meses de salário mínimo, enquanto que no México 61.2. Embora os meses de salário mínimo mais em México, o seu custo é coberto com 8,9 meses de salário médio frente aos 14.9 do Brasil.

3.- Volkswagen Gol

Este veículo fabricado no Brasil ainda é mais acessível no México. No país sul-americano tem um custo de 21%, que no território mexicano. Para poder adquirir este veículo são necessários 43.7 meses de salário mínimo (16.6) salário médio) em comparação com os 75.1 de salário mínimo (11 meses de salário médio), no México.

4.- Chevrolet Camaro

Para o caso dos carros esportivos acontece mais ou menos o mesmo, mas a diferença é maior. O Chevrolet Camaro custa 203% mais no Brasil, ou seja, três vezes mais. Para poder comprar este veículo, no México, precisam 210.8 meses de salário contra os 306.7 no Brasil, ou 30 meses contra 210.8 meses de salário em média, no México e no Brasil, respectivamente.

Entretanto é de se considerar a mais de que no Brasil há mais taxas inclusas nessa quantia que não existem no México. Para além do valor venal do veículo o motorista que adquirir a propriedade no gigante verde e amarelo também precisará colocar a mão no bolso par arcar com:

  • IPVA (pago anualmente e referente de 1% a 5% do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE)
  • DPVAT (seguro obrigatório)
  • Licenciamento anual (para renovação do documento obrigatório CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento Veicular)
  • Seguro (apesar de opcional as taxas tornam quase obrigatório ter um, caso contrário, se ocorrer um acidente poderá acabar gastando até 3 vezes mais, pior ainda se tiver envolvido em terceiros);