QUAIS AS VANTAGENS DE UMA CORTINA BLECAUTE?

sala com cortina blecaute

Se você está procurando saber quais as vantagens e como escolher uma cortina blecaute ideal para sua casa, chegou no lugar certo!

Às vezes nos pegamos pensando sobre qual o tipo de cortina que ficaria melhor para cada cômodo, e podemos te dizer que as blecautes têm algumas vantagens bastante práticas, desde sua instalação até a limpeza.

Então, não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo o que precisa sobre cortinas blecaute!

 

O QUE É UMA CORTINA BLECAUTE?

Antes de mais nada, precisamos saber do que é feita uma cortina blecaute e quais os primeiros benefícios.

Vinda do inglês blackout, é uma cortina que pode ser feita de PVC ou por uma cortina forrada com um poliéster espesso. Sua aplicação nos ambientes é ideal para manter o mínimo de claridade, privacidade e até mesmo proteger móveis e estofados mais sensíveis a luz do sol.

 

POR QUE USAR UMA CORTINA BLECAUTE?

A cortina blecaute de PVC pode cortar até 100% da luz externa, mesmo em dias ensolarados. Aqui já é um grande benefício, mas temos mais!

Uma vez que esteja fechada, nenhuma pessoa que olhe do lado de fora conseguirá ver o que acontece do lado de dentro da casa. Isso, mesmo se as luzes internas estiverem acesas, o que promove privacidade total.

Tem também a cortina corta-luz, que, diferente da de PVC, inibe de 60 a 80% da luz externa. Em ambos os casos, normalmente, são instaladas em varão.

 

ONDE USAR A CORTINA BLECAUTE?

Agora que já sabemos o que é uma cortina blecaute (e a corta-luz) e algumas das suas vantagens, vamos escolher quais os melhores ambientes para que façam parte.

  • Quarto: talvez, um dos principais lugares escolhidos para se colocar uma cortina blecaute. Estudos revelam que ambientes escuros ajudam a melhorar a qualidade do sono, e portanto é onde melhor se caixa o uso de uma, já que pode cortar toda a luminosidade externa. Escolha, de preferência, uma cortina blecaute de PVC para manter o quarto escuro e perfeito para um sono — ainda mais se você trabalha durante a noite e tem apenas o dia para descansar.
  • Sala: é um ambiente que também pode exigir a presença de uma cortina blecaute, ainda mais se você gosta de fazer sessões de filmes ou assistir séries na televisão. Para tornar o ambiente mais ameno, opte por uma corta-luz. Embora não bloqueie completamente a entrada de luz, evita os reflexos tão incômodos na tela do televisor e ainda oferecem um pouco de privacidade.
  • Escritório: outro ambiente que pede uma boa instalação de cortina blecaute ou corta-luz, uma vez que inibe os reflexos na tela do computador, oferecendo um melhor conforto para o seu trabalho. Se você faz home office, no caso, opte instalar uma cortina blecaute no seu ambiente de trabalho.

Em todos esses casos, a cortina blecaute pode oferecer comodidade e, dependendo do modelo, até mesmo estilo e modernidade. Afinal, ela não deixa de ser um adereço que vai se destacar no ambiente. Compre cortinas blecaute que vão te promover o aconchego que tanto busca!

 

COMO LAVAR SUA CORTINA BLECAUTE

Pode não parecer, mas dependendo do tecido da sua cortina, é fácil lavá-la e mantê-la sempre higienizada. Essa é uma das principais vantagens desse tipo de cortina.

Atente-se a frequência com que limpa a cortina! É ideal que você a lave, pelo menos, duas vezes ao ano, mas essa frequência pode aumentar. Se você mora em uma rua que não é asfaltada ou próximo de construções, a poeira pode se acumular no tecido (no caso de cortinas de poliéster), podendo causar o desenvolvimento de doenças respiratórias ou alergias, como a rinite.

As cortinas de tecido, feito de poliéster, por exemplo, você pode lavar na máquina de casa, optando sempre pelo modo delicado. Mas, atenção, evite centrifugar ou secar na máquina, para não correr o risco de o tecido encolher.

Lembre-se sempre de limpar também o varão e as argolas das cortinas. No momento de lavá-la na máquina, retire todos os acessórios e amarre os buracos da cortina com um pano. Limpe as argolas e demais itens com esponja e multiuso.

Ao fim da lavagem, coloque a cortina de volta ao varão e a pendure na sombra, assim a cortina vai secar já no formato do caimento que precisa ficar.

No caso da cortina blecaute de PVC, não leve à máquina. Limpe-a com o uso de uma esponja e detergente neutro ou um limpador multiuso, sem precisar removê-la do varão. Quando necessário, retire-a para limpar o varão e os demais acessórios, da mesma forma como citado antes: com esponja e sabão ou multiuso.

Com esses cuidados, você estende a vida útil de sua cortina e permite maior conforto no ambiente em que a colocar. Além de proteger a própria saúde.